Especial casamentos de dia!

 

Bem, resolvi fazer esse especial sobre casamentos durante o dia, por vários motivos. Um deles, em especial, é o casamento do meu irmão que será realizado em outubro na Quinta Portuguesa. Outro motivo relevante é uma histeria coletiva que é causada por tantas dúvidas que se têm quando o assunto é casamento. Se for de dia, então, nem se fala. Porque será que uma cerimônia tão antiga causa tantas dúvidas modernas?

Nessa matéria vou tentar esclarecer tudo o que aflige madrinhas e convidados e o que se espera que as pessoas vistam nestas ocasiões.

 

Bem, vamos começar falando dos personagens principais da festa. Todas as noivas querem ser as mais lindas do mundo no dia do casamento, mas usar um véu de cinco metros combina com aquele vestido curto e jovial da revista? E o terno do noivo, deve combinar com a roupa da noiva?

 

PARA A NOIVA: Qualquer casamento é uma ocasião especial, portanto mais formal. No entanto, os que acontecem pela manhã são os mais simples e descomplicados. Se for em local aberto, menos ainda. A noiva poderá optar por um vestido leve e romântico. Tecidos fluidos como o organza, o crepe e a musselina ficam muito bem. Evite modelos muito volumosos, caudas e bordados com brilhos. Se quiser usar luvas, devem ser curtinhas. O buquê delicado, feito com flores de cores fortes para contrastar. Os cabelos poderão estar soltos e enfeitados com uma guirlanda de flores naturais ou presos com uma tiara de pérolas.

 

PARA O NOIVO: O noivo, deve optar por cores mais claras ou neutras, os variados tons de cinza ou bege. A camisa deve ser sempre mais clara que o terno e a gravata em tons mais escuros que a camisa. Se a cerimônia for mais formal, o noivo pode optar pelo meio fraque.

 

PARA MÃES, MADRINHAS E CONVIDADAS: Para as mães, madrinhas e convidadas primeiramente nunca use cores no mesmo tom que a noiva! Branco é proibido! Perolados e beges também. O dia é da noiva e não se pode competir com ela. Casamentos em períodos da manhã são indicados tons leves, pastéis, florais, suaves. Cor forte, especialmente a cor preta, deve ser evitada. Mas isso não quer dizer que você não possa usar cores como os laranjas, rosas, amarelos. Claro que pode! Use com acessórios mais neutros. Os tons vibrantes trazem alegria e descontração, principalmente em ambientes ao ar livre e que combinem com o clima da cidade. Os estampados estão valendo para as madrinhas e convidadas que desejam fazer um diferencial. Estão em voga e deixam seu traje bastante atual.

Os tecidos podem ser “molengos” que tenha um bom caimento, que dê a leveza exigida em um casamento durante o dia. Ou seja, tecidos que sejam nobres e, ao mesmo tempo, leves. Deixe as zibelines, shantungs de seda e cetins para os casamentos à noite, assim como as rendas e os bordados. É uma boa hora para os georgettes lisos e estampados, sedas puras, os panamás, os linhos e os algodões. Caso o casamento seja em local aberto, o chapéu é um acessório que pode dar uma boa composição à roupa, mas só se o casamento for ao ar livre – num sítio, num clube ou campo – e com dia ensolarado. Um terninho também seria uma boa escolha, desde que o tons remetam aos tons pasteis. O que não se deve usar é tecido brilhante, muitos enfeites nem maquiagem pesada.

O comprimento é democrático. Pode ser um palmo acima do joelho ou um pouco abaixo. Os longos são reservados para a noite em casamentos mais formais.

O brilho deve ser descartado, tanto nas roupas quanto nos acessórios! Evite o “strass” no visual como um todo. Os acessórios podem ser vistosos, mas discretos. Quanto aos sapatos os saltos medianos são os mais indicados. Caso o local do casamento seja em campo aberto deve-se usar os saltos um pouquinho mais grossos para não ficar enterrando. Já bolsas, valem das pequenas a médias e que combine com o tom de sua roupa. Os modelos carteiras podem ser uma boa pedida, estão em alta e dão um charme especial. Nada de bolsões!!!

 

PARA OS PAIS E PADRINHOS: Para os pais e padrinhos os ternos mais claros são os mais indicados. Os tons de cinza ficam perfeitos. Apesar de azul marinho ser um tom escuro, pode ser usado de dia e de noite.

Se você não for padrinho, pode trocar o terno e a gravata por algo mais despojado, sem nenhuma culpa. Uma bela calça de alfaiataria pode vir acompanhada de uma camisa com suave gola em V, mangas longas, feita de malharia mais sofisticada. Use um blazer ou paletó para o início da cerimônia, e depois que o clima estiver mais descontraído, deixe-o descansando na cadeira. Estão terminantemente proibidos os jeans, as bermudas e os shorts! O casamento é durante o dia mas você não está indo ao churrasco na casa do vizinho. Portanto um pouco de sensatez!

Bem, espero que vocês aproveitem as dicas preciosas e aproveitem a festa!

About these ads

5 Respostas

  1. P E R F E I T O!!! Um luxo! “Bate e assopra!” Acorda a gente pra realidade dando um banho de água fria nos empolgados com “a roupa de festa” e acaricía-lhes dando excelentes dicas de como tornar-se E L E G A N T E !

  2. Concordo! Deu um show e nos proporcionou dicar muito interessantes!
    Amei!

  3. AMEI, AS INFORMAÇÕES ESTÃO PERFEITAS E MUITO INTERESSANTE! PODERIA COLOCAR TAMBÉM MODELOS DE ROUPAS.SERIA ÓTIMO.

  4. gostei das dicas!!!

  5. Amei suas dicas mas fico em duvida em relação aos tons por ser loira e minhas amigas tbem os tons claros acabam com a gente , e hj esta muito em alta os tons lilas roxo e vinho mesmo sendo em mousseline posso usar???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: