A história da T-shirt

A t-shirt entra no séc. XXI como uma peça de vestuário das mais carismáticas e procuradas por um número cada vez maior de pessoas – Poucos são aqueles que não possuem uma t-shirt no seu guarda-roupa.Mas nem sempre foi assim! Tudo começou no séc. XIX quando as primeiras camisolas de manga curta foram incluídas no catálogo da Hanes. Eram em malha e vendidas a cêntimos. A idéia era que funcionassem como peça de roupa interior, que fossem fáceis de vestir e quentes.

No decorrer da 1ª Guerra Mundial, os soldados americanos reparam que os europeus usavam a mesma peça de roupa, mas em algodão. O algodão absorvia muito melhor a transpiração e provocava uma sensação mais agradável em contacto direto com o corpo. Resolveram levar exemplares para a América, onde depressa se intensificou o seu uso, e se popularizou a designação de t-shirt, justamente como associação ao formato em T.

big_fluff_tshirts1cortada.jpg

Na década de cinqüenta, a explosão do fenômeno da televisão elevou a t-shirt para um patamar impensável, na altura. Atores como John Wayne, James Dean e Marlon Brando apareceram a usar t-shirts como peça única independente. Inicialmente alguns ficaram chocados, mas estavam lançados os dados para a “imortalização” e massificação da t-shirt. Na década de sessenta, evoluíram as técnicas de impressão e decoração de t-shirts. O movimento hippie e a fase psicodélica originaram vários tipos de tingimentos e acabamentos. A t-shirt era, agora, uma extensão de cada pessoa, como uma tela pessoal, permitindo que a criatividade e liberdade de expressão individual se afirmassem ao gosto de cada um.A revolução sexual da década de 70 associou o romantismo, as cores fortes, o rock, e novamente o espírito de rebeldia e liberdade.Os anos oitenta e noventa popularizaram ainda mais as t-shirts. A globalização e os novos mercados baixaram os preços das t-shirts. Todo o tipo de marcas, clubes de futebol, bandas de música, partidos políticos, locais turísticos e um sem número de outras situações de merchandising encontraram nas t-shirts um aliado de peso.As t-shirts manga curTa refletem esta história.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: