Acessório Chique!

A palavra CHAPÉU provém do latim antigo “cappa”, “capucho” que significa peça usada para cobrir a cabeça. Após a década de 30 e até hoje, os chapéus passaram a ser encarados como um acessório de vestimenta e proteção.

Nos países tropicais, o uso dos chapéus tem função protetora contra o sol e contra as intempéries. Nos países de climas frios, o chapéu tem uso mais freqüente sobretudo como proteção do vento e temperaturas baixas.

Todo mundo conhece a fama dos chapéus de Londres, os conhecidos ‘Wedding hats’ (chapéus de casamento). E recebem este nome por serem realmente chapéus de casamento. Geralmente utilizados pela noiva, madrinhas e convidadas, os chapéus são muitas vezes bem grandes e com muitos adornos.

Os casamentos ingleses são realizados durante o dia, principalmente na parte da manhã. Para a noiva, por exemplo, é mais indicado usar o chapéu durante o dia, já que em casamentos realizados à noite o vestido é mais sofisticado e o visual ficaria muito pesado com o adorno, e contraditório ao propósito do chapéu, que é proteger o rosto do sol.

Materiais utilizados para confecção

Os materiais mais usados na confecção de chapéus para casamentos são o crinol francês e as palhas italiana e francesa. O crinol é mais sofisticado e frequentemente usado em eventos mais formais e a palha é preferida para eventos informais, podendo ser utilizada em seu tom natural.

Muitas mulheres levam às chapeleiras o tecido do seu vestido para fazer um casquete, que pode ser acrescido de voillet, aplique de flores artificiais, broches ou arranjos em pedrarias.

Os Modelos disponíveis no mercado

Os mais procurados para casamentos são casquete, capeline, canotier, breton e meio breton. O casquete é um chapéu pequeno e sem abas e o capeline possui abas maiores.

 

O canotier possui uma cúpula achatada e abas estreitas. O breton tem abas curtas e viradas para cima, e o meio breton é aquele com abas curtas viradas apenas na parte da frente.

O chapéu confere a sutileza necessária para a cerimônia. Na sociedade britânica usar chapéu não é um costume apenas em celebrações religiosas ou festivas, no dia-a-dia também é muito utilizado, sobretudo na “high society”, indicando a posição de status social. Coisas da tradição britânica!

Dica: Em Salvador, o aluguel de chapéus pode ser facilmente encontrado através do contato da chapeleira Lícia. Local: Barris, telefone: 3328 6060

 

Uma resposta

  1. Adoray seu Blog…
    Parabéns!!!
    vou sempre visitar agora…
    Sucesso
    Bjus
    Camie

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: